Coordenador : Vanessa Maia Rangel
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390411.2206.221415.15042023
Departamento/Setor: MSS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pacientes /usuários portadores de condições biológicas/ sociais e emocionais resultando em síndromes de dor crônica e crônica agudizadas, da Unidade de Atenção Primária - Clínica da Família Teixeira de Freitas no bairro do Fonseca em Niterói.
Local de atuação: Unidade de Saúde Clínica da Família Teixeira de Freitas no bairro do Fonseca em Niterói
Objetivo
1) Criar grupo educativo/terapêutico para o manejo da dor; 2) Selecionar pacientes/usuários elegíveis para o tratamento individual seriado com Acupuntura; 3) Ensinar aos Alunos do Internato possibilidades de ampliação do olhar para o adoecimento/doença, utilizando referencial terapêutico não biomédico associado à Biomedicina - Medicina Integrativa - Acupuntura.
Resumo
O Projeto de Extensão Menos Dor Mais Saúde surge como uma demanda das equipes e da gestão da Unidade de Saúde da Família Teixeira de Freitas, localizada no bairro do Fonseca, em Niterói, onde acontece a supervisão clínica dos alunos do internato obrigatório em Saúde Coletiva/Família da Universidade Federal Fluminense. Esta demanda aparece na dificuldade temporal nos encaminhamentos de pacientes com síndromes dolorosas para os especialistas em Acupuntura. Estes pacientes, mulheres e homens de meia idade com síndromes musculoesqueléticas, como LER/DORT e síndromes miofasciais e fibromiálgicas encontram-se com sintomatologia dolorosa, alteração da funcionalidade, menor independência e autonomia, diminuição da autoconfiança e expectativas baixas de saúde e dano ao vínculo com a Unidade de Atenção primária que os assiste. A Iniciativa tem por objetivo promover um grupo educativo em saúde sobre os manejos da dor para a conquista de mais saúde, conhecer mais de perto as realidades dos pacientes que enfrentam as síndromes dolorosas e selecionar os pacientes com sofrimentos agudos ou crônico agudizados, para o tratamento seriado individual com Acupuntura na própria Unidade de Saúde da família - Atenção Primária. Esta Proposta vem a contemplar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de 2006 e renovada em 2016, que prioriza as atividades de práticas integrativas para a Atenção Primária no modelo atual de Estratégia de Saúde da Família.